segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

PROFESSORES DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANSIÃO E DA ESCOLA TECNOLÓGICA DE SICÓ PARTICIPAM EM CURSO ESTRUTURADO NA FINLÂNDIA, EM CONSÓRCIO COM A CÂMARA MUNICIPAL DE ANSIÃO



 



No âmbito do Projeto Erasmus Plus – LEARNING MORE TO TEACH BETTER – Seis elementos do Consórcio Agrupamento de Escolas de Ansião (Isabel Serra e Jorge Marques), Escola Tecnológica e Profissional de Sicó (Fernando Inácio Medeiros e Miguel Carvalho) e Câmara Municipal de Ansião (Rui Rocha e Jorge Cancelinha) participaram no curso estruturado Mobile Learning and Entrepeneurship.

Este curso decorreu na Escola Piikkiön Yhtenäiskoulu de Piikkiö, Kaarina, na Finlândia, de 09 a 12 de fevereiro e foi frequentado por participantes da Islândia e de Portugal.

Foram três dias repletos de palestras, workshops e visitas a instituições e empresas que serviram de motivação e inspiração para novos ambientes de aprendizagem. Este curso decorreu ainda em simultâneo com um seminário de educação que contou com mais de duas centenas de professores oriundos de escolas do sudoeste da Finlândia.

Neste momento a escola finlandesa encontra-se em fase de grande mudança, com alterações profundas no currículo, com a utilização de Ipads nas aulas e a adoção de manuais digitais em vez de manuais impressos. A escola de Piikkiö é uma das pioneiras deste projeto e todas as restantes escolas do município de Kaarina estão já envolvidas. O município ofereceu Ipads a cerca de 4000 alunos que deixaram de ter os tradicionais manuais em papel na maioria das disciplinas.

Participaram ainda neste curso sete professores da Islândia. Este país também se encontra num processo de modernização das suas escolas, pretendendo, por isso, estes professores conhecer melhor a experiência finlandesa,  tendo em conta que este país está no topo dos rankings da Educação nos estudos da OCDE.

Uma vez que o município de Ansião já tem uma geminação com o município de Kaarina, foi uma boa oportunidade para se estreitarem as relações e o Presidente da Câmara Municipal de Kaarina foi, sem dúvida,  um excelente anfitrião.

Acompanharam a comitiva de Ansião a Vereadora Teresa Fernandes e dez alunos que tiveram a oportunidade de participar num intercâmbio com os alunos finlandeses.

https://sites.google.com/a/koulut.kaarina.fi/modern-technology-and-entrepreneurship/program
 Isabel Serra - Agrupamento de Escolas de Ansião


1 comentário: