domingo, 14 de fevereiro de 2016

A EDUCAÇÃO NA FINLÂNDIA

IGUALDADE DE OPORTUNIDADES E EDUCAÇÃO DE ELEVADA QUALIDADE


O principal objetivo do política de educação finlandesa é oferecer a todos os cidadãos igualdade de oportunidades no acesso à educação.
A estrutura do sistema educativo reflete estes princípios. O sistema é altamente permeável, ou seja, há sempre a possibilidade de progredir aos níveis mais elevados.
Na Finlândia o enfoque é feito na aprendizagem em vez da avaliação. Não há provas nacionais no ensino básico e os professores são responsáveis pela avaliação  das respetivas disciplinas com base nos objetivos do currículo.
O único exame nacional ocorre no final do ensino secundário e o acesso ao ensino superior baseia-se no resultado destas provas e de exames de admissão.
Desde o início dos anos 1990s que o governo se tem baseado no princípio da descentralização. Os estabelecimentos de ensino são responsáveis pelas questões práticas do ensino assim como pela eficiência e qualidade do serviço prestado. As autarquias é que decidem sobre o nível de autonomia que proporcionam às escolas. Por exemplo a gestão do orçamento, compras e recrutamento de pessoal são, na maioria dos casos, responsabilidades das escolas.
Os politécnicos e as universidades são detentores de uma autonomia alargada. Estas instituições organizam a sua própria administração, decidem sobre a admissão de alunos e concebem os currículos dos cursos que oferecem.
A maior fatia da educação e da formação é oferecida pelo estado. Não existem propinas em nenhum nível de educação.
No ensino básico o estado oferece os manuais escolares, almoço e transportes para distâncias superiores a 5 km. No ensino secundário os alunos têm de pagar manuais e transporte. Contudo existe na Finlândia um bom sistema de bolsas de estudo e de empréstimos aos alunos.

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