sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Visita de Estudo - Intercâmbio com Escola da Finlândia


RECOMENDAÇÃO A ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

INTERCÂMBIO COM A ESCOLA DE PIIKKIÖ / VISITA DE ESTUDO à FINLÂNDIA no âmbito do Projeto ERASMUS PLUS, de 07 a 13 de fevereiro de 2016

Ex.mo Sr. Encarregado de Educação,

Atendendo à proximidade da realização da visita de estudo à Finlândia, vimos reiterar algumas das informações sobre a semana e disponibilizar o nosso contacto para qualquer esclarecimento.

·       Partida: a partida será no dia 07 de fevereiro (DOMINGO), às 17H30M, na rotunda da Escola Dr. Pascoal José de Mello, em Ansião.

·       A saída de Lisboa está prevista para as 22H00M, e a chegada a Helsínquia às 04H40M. A comitiva portuguesa será esperada por um autocarro, no aeroporto, que a conduzirá a uma visita à cidade de Helsínquia e depois para Piikkiö (escola).

·       Regresso: a partida de Helsínquia está prevista para as 16H40M, do dia 13 de fevereiro, sábado, com chegada prevista a Lisboa para as 19H45M.

·       A chegada a Ansião está prevista para o dia 13 de fevereiro, sábado, por volta das 22H00M, no mesmo local.

·       As viagens de avião efetuar-se-ão através da companhia aérea TAP.

·       Foi realizado contrato de Seguro de Viagem na Companhia de Seguros Fidelidade, tal como deliberado na reunião do dia 06 de janeiro, cuja apólice ficará na escola.

·       O seu educando deverá ser portador do BILHETE DE IDENTIDADE/CARTÃO DE CIDADÃO (original) e do Cartão Europeu de Saúde.

·       O seu educando está autorizado a levar bagagem para o porão do avião com o peso máximo de 20 kg e outra de mão, para dentro do avião, que não podem conter líquidos, cremes, pastas de dentes… (estes devem ir na bagagem de porão).

·       O seu educando deverá levar calçado resistente para a neve e roupa muito quente e confortável. Na viagem também se recomenda roupa confortável e de muito agasalho. Recomendamos que levem consigo meias muito quentes, vários pares, luvas, gorros, cachecois, batom de cieiro, cremes gordos e os medicamentos habituais.

·       Solicitamos que cada aluno leve um pequeno lanche para a viagem (contudo, no avião, não poderão entrar líquidos).

·       Agradecemos também que recomendem aos vossos filhos para que sejam muito cautelosos em questões de segurança e responsáveis, acatando sempre as indicações dos professores.
·       Como alunos visitantes, deverão estar sensibilizados para respeitar as diferenças culturais e sociais, no seio da família, para melhor desfrutarem da experiência e saberem interpretar comportamentos sociais. A título de exemplo, podemos referir o modo de cumprimentar (normalmente através de um aperto de mão ou só verbalmente); o descalçar sempre os sapatos à entrada das casas (ou sala de aula) para não transportar neve/ lama para o interior e como sinal de respeito; as caminhadas na neve; as diferenças gastronómicas, para as quais será bom mostrar aos anfitriões alguma abertura a novos sabores; hábitos culturais como a sauna (que muitas vezes é diária) e o usufruir do que lhes é oferecido sem esperar insistência por parte dos anfitriões;
·       A comitiva será também composta por adultos, dois elementos do Agrupamento de Escolas de Ansião (a subdiretora e adjunto da direção), da Câmara Municipal de Ansião (o Sr. Presidente da Câmara Municipal e Vereador da Educação), bem como dois elementos da ETPSicó (diretores de Avelar e de Alvaiázere).

A Equipa Erasmus +

A direção do AEA


Sem comentários:

Enviar um comentário