segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

INTERCÂMBIO DE ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANSIÃO E DA ESCOLA TECNOLÓGICA E PROFISSIONAL DE SICÓ COM A ESCOLA DE PIIKKIÖ-KAARINA NA FINLÂNDIA





Os participantes no intercâmbio com a escola de Pikkiio, 10 alunos do 9.º e 10º anos, da Escola Básica n.º2 de Avelar, Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello de Ansião e Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, partiram ao final do dia 07 de fevereiro de Ansião, acompanhados pela subdiretora e adjunto da direção do Agrupamento de Escolas de Ansião e pelos diretores da ETPSicó de Avelar e Alvaiázere, com muita expetativa mas também felizes por terem sido os escolhidos.

Logo pela manhã do dia 08 de fevereiro, uma comitiva de professores e alunos finlandeses esperavam a comitiva portuguesa com uma grande manto de neve, no aeroporto de Vantaa, em Helsínquia. Os nossos alunos finalmente abraçaram os seus amigos finlandeses de quem já eram relativamente próximos graças às redes sociais.

Seguiu-se um reconfortante pequeno-almoço num hotel de Helsínquia, uma visita aos pontos mais importantes desta capital fria do norte da Europa, com especial destaque à empresa Fazer, a fábrica de chocolates mais antiga da Finlândia. Aqui, para além de ficarem conhecer a história brilhante da família Fazer e desta fábrica que emprega cerca de mil trabalhadores e oferece não só creche nas suas instalações mas também ginásios, supermercado e outros serviços com o objetivo de proporcionar uma boa qualidade de vida aos seus trabalhadores, puderam também saborear todas as delícias aqui produzidas e de trazerem a oferta de uma gama diversificada dos seus produtos (chocolates, rebuçados, gomas e pão enriquecido com vegetais).

Ao final do dia (4 horas da tarde), já que na Finlândia, nesta altura do ano, o dia é bem mais curto que a noite, os alunos chegaram à escola onde os aguardavam os pais ansiosos para os levarem para casa.

Seguiram-se dias muito intensos, visitando monumentos em Turku, a cidade mais antiga da Finlândia, participando nas atividades letivas na escola, praticando desportos de neve, assistindo a jogos de ice hóquei do campeonato nacional (um dos desportos mais populares da Finlândia), experimentando a tradicional sauna seguida de banho no lago e participando numa festa no complexo de turístico Kavalto Farm, propriedade da família de um dos alunos envolvidos no intercâmbio.

O penúltimo dia da estadia na Finlândia foi passado num cruzeiro inesquecível, da Viking Line, no mar Báltico. Durante o cruzeiro passaram a manhã em atividades numa das salas de conferência que foi reservada para o grupo, almoçaram no restaurante principal com uma ementa recheada de delícias da cozinha dos países bálticos (salmão e arenque fumado entre outras) e de tarde puderam usufruir dos diferentes espaços e atividades oferecidas pelo Viking Grace, um barco bastante moderno, pois só iniciou a sua atividade em Janeiro de 2013.

Dia 13 de fevereiro ao meio dia, hora da partida de Turku, em frente ao hotel onde os professores, presidente da Câmara Municipal de Ansião e vereadores estavam instalados, e hora da despedida dos amigos finlandeses e respetivas famílias. Foi com dificuldade que todos se despediram. Mas março está já à porta e os parceiros finlandeses em breve irão chegar a Ansião e teremos a oportunidade de lhes retribuir esta semana maravilhosa!

Os nossos alunos apresentaram sempre um comportamento exemplar e mereceram muitos elogios das famílias e professores finlandeses. Foram, sem dúvida, excelentes embaixadores do nosso concelho e do nosso país por terras da Finlândia!
Isabel Serra AEA

Sem comentários:

Enviar um comentário