segunda-feira, 21 de março de 2016

INTERCÂMBIO COM A ESCOLA DE PIIKKIÖ, KAARINA DA FINLÂNDIA



A comitiva Finlandesa da Escola de Piikkiö, Kaarina, regressou à vila de Ansião, dando continuidade ao intercâmbio já estabelecido entre as Câmara Municipais de Ansião e Kaarina e o Agrupamento de Escolas de Ansião com a Escola de Piikkiö No âmbito do programa ErasmusPlus também a ETPSicó surge agora como parceira neste projeto.

O grupo, composto por onze alunos e dois professores, chegou no dia catorze de março e foi recebido na Câmara Municipal de Ansião como quem recebe amigos de longa data. Seguiu-se a receção no Agrupamento de Escolas de Ansião, onde o grupo foi acolhido com alegria e agraciado com um momento musical do Clube de Música. Após uma visita às instalações da escola e a apresentação do Clube Europeu, o grupo dirigiu-se, na companhia dos seus anfitriões portugueses, às famílias que os acolheriam durante uma semana.

No dia seguinte, apesar de o tempo não estar em sintonia com o entusiasmo nem com a alegria dos participantes, o grupo embarcou para duas visitas a duas das lindas cidades do distrito vizinho, Coimbra e Figueira da Foz. Aí tiveram a oportunidade de conhecer apreciar o património natural e cultural da região centro. Foi um dia muito bem passado e o grupo regressou ao fim do dia a Ansião deixando visível o seu entusiasmo.

Os concelhos de Ansião, Alvaiázere e Penela foram os escolhidos para uma visita breve no dia de quarta-feira, deslocando-se ao complexo monumental de Santiago da Guarda e o Anjo da Guarda. Neste dia visitaram os três polos da ETPSicó (Alvaiázere, Avelar e Penela) tendo degustado uma bela refeição confecionada pelos alunos do 1º ano do curso de Cozinha.

O dia de quinta-feira foi dedicado às atividades letivas nas diferentes escolas do Agrupamento de Escolas de Ansião e ETPSicó. Assim, os alunos e professores finlandeses acompanharam os seus parceiros portugueses em atividades de sala de aula com a finalidade de contactarem com o modelo de ensino aplicado na generalidade das escolas portuguesas.

Chegado o fim da semana, o grupo foi recebido na Escola Básica n.º2 de Avelar, com enorme simpatia e afabilidade por parte de todos. No ginásio, o clube de Música presenteou os convidados com duas composições musicais e algumas representações teatrais, seguindo-se uma visita à escola. O dia terminou com um jantar de comemoração, e de despedida também, na Casa de Erbach, com todos os alunos, pais e professores envolvidos neste intercâmbio.

O dia de sábado ficou à responsabilidade das famílias que lhes proporcionaram diferentes experiências. O dia da partida chegou e a comitiva finlandesa, na companhia dos parceiros portugueses, deixou a vila de Ansião logo pela manhã em direção a Lisboa, onde ainda puderam visitar e passear pela zona de Belém e pela zona do Oriente. Às dezanove horas as despedidas não se fizeram em Belém, mas sim no aeroporto, entre lágrimas e sorrisos, deixando perceber o quão todos haviam gostado desta experiência.

Para além de objetivos do projeto educativo do agrupamento que se concretizam, quer pela valorização das aprendizagens e dos saberes quer pelo espírito de participação e de respeito pelo ser diferente, este intercâmbio contribuiu grandemente para a motivação e o empenho de todos os alunos, de todos os intervenientes, promovendo uma educação mais intercultural, reforçando a identidade europeia, a importância da tolerância e, inevitavelmente,possibilitando a vivência de novas experiências em contacto com realidades diferentes e reforçando os laços de amizade entre estas duas comunidades.

Importa ainda referir que os jovens fizeram novas amizades, interagiram em língua inglesa e receberam de forma calorosa os seus parceiros finlandeses. Foi notória a envolvência de muitos professores do agrupamento na dinamização das atividades realizadas durante esta  semana e dos encarregados de educação dos alunos anfitriões que muito contribuíram para que este intercâmbio cultural se tornasse enriquecedor para todos os seus intervenientes.

Angélica Oliveira, profª do AEA

Sem comentários:

Enviar um comentário