sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Rede de Escolas para a Educação Intercultural

O Agrupamento de Escolas de Ansião convidado para integrar a Rede de Escolas para a Educação Intercultural

Decorreu no dia 15 de fevereiro de 2017 a Sessão de Apresentação do Programa REEI – Rede de Escolas para a Educação Intercultural e o agrupamento esteve representado pela subdiretora, coordenadora de área disciplinar de inglês, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação de Ansião e  a coordenadora dos assistentes operacionais.

 O Lançamento da Rede de Escolas para a Educação Intercultural - "Trazer a Diversidade para a sala de aula" decorreu, no dia 13 de Outubro, na Escola Patrício Prazeres, em Lisboa, em presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, do Secretário de Estado da Educação, João Costa, e do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado.

 De acordo com estudos na União Europeia verifica-se um maior abandono escolar precoce e um menor sucesso educativo nos alunos estrangeiros, o que levou à "tomada de consciências" das entidades responsáveis, que assim se reuniram em prol da constituição desta Rede de Escolas para a Educação Intercultural, que visa "a promoção da interculturalidade, acolhimento, integração e sucesso educativo para todos e todas". 

A REEI resulta de uma parceria entre o Alto Comissariado para as Migrações, a Direção Geral de Educação e Fundação Aga Khan Portugal, em colaboração com a Rede SIRIUS - European Policy Network on the Education of Children and Young People With a Migrant Background, Bolsa de Formadores ACM e RESMI - Rede do Ensino Superior para a Mediação Intercultural.

 As escolas vencedoras da 4ª edição de Escolas Selo Intercultural foram convidadas a integrar um projeto piloto de Rede de Partilha de Boas Práticas.

Numa 1ª fase teremos de fazer o mapeamento de alunos, docentes, não docentes e famílias e diferentes origens e etnias da nossa comunidade educativa e depois averiguar-se-á se temos condições para nos candidatarmos a projeto de financiamento.



MULTICULTURALIDADE  não significa INTERCULTURALIDADE!


A Multiculturalidade significa a constatação da diferença e trabalha ao nível da igualdade de oportunidades. A Interculturalidade significa ir além da constatação e passar à interação, usando a diferença cultural como um recurso de aprendizagem para todos e promotor de sucesso.


Sem comentários:

Enviar um comentário