segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

ALUNOS DO CONCELHO DESTACAM-SE EM ESTÁGIOS “ErasmusPlus”, EM BERLIM


ALUNOS DO CONCELHO DESTACAM-SE EM ESTÁGIOS “ErasmusPlus”, EM BERLIM


De 9 a 17 de fevereiro, a diretora do Agrupamento de Escolas de Ansião deslocou-se a Berlim, para a visita de acompanhamento aos dezassete alunos / formandos das escolas do concelho, que desenvolvem um estágio, na capital alemã. no âmbito dos projetos Erasmus Plus de 2015 e 2016  designados respetivamente “O Caminho para a Integração no Mercado de Trabalho Europeu” e “Qualificação Profissional e Cidadania - Um Desafio para os Jovens Europeus”.

Os estágios, subsidiados, integram-se nos referidos projetos elaborados em consórcio entre o Agrupamento de Escolas de Ansião, Escola Tecnológica e Profissional de Sicó e Câmara Municipal. Estas mobilidades preveem visitas de acompanhamento por elementos das instituições de ensino que frequentam em Portugal. Desta vez foi a vez da diretora do agrupamento visitar todos os estagiários do concelho, jovens com idades entre os 16 e os 20 anos.

Os estágios podem ter uma duração variada. Os estágios de 6 semanas destinam-se a 13 alunos do 2º ano dos cursos de Multimédia, do Agrupamento de Escolas de Ansião, e dos cursos de Mecatrónica, Automação e Comando, Gestão, Informática e Análises Clínicas da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó. Quanto aos estágios de 8 e 10 meses foram destinados a 4 formandos pós graduados, que já concluíram os seus estudos em ambas as escolas.

Em Berlim estes alunos desenvolvem a formação em empresas diretamente relacionadas com as suas áreas de formação, incrementando aprendizagens, diversificando os seus conhecimentos técnicos e desenvolvendo sobremaneira as suas competências pessoais e sociais, nomeadamente a autonomia e responsabilidade, dado que durante este período os alunos estão alojados em apartamentos gerindo as suas vidas diárias, nomeadamente a confeção dos alimentos, limpeza da casa e da roupa, Também a área linguística surge valorizada, nomeadamente na língua Inglesa falada, uma vez que os alunos durante toda a sua estadia falam inglês no local de trabalho, utilizando inclusivamente vocabulário da área do seu conhecimento técnico. Durante a sua estadia frequentaram um curso de 25H em língua alemã o que é um suporte no seu relacionamento diário.

Foi com grande satisfação e alegria que, em todas as empresas visitadas, na sequência da entrevista de monitorização com o tutor, recolhi informação muito positiva relativa aos nossos alunos. Todos referiram a motivação, o empenho, a competência e boa integração dos jovens portugueses, salientando, não raras vezes, as suas capacidades comparativamente a estagiários de outros países europeus.

De salientar ainda a possibilidade de contacto com a história e cultura alemãs sendo-lhes proporcionadas visitas históricas e culturais. Tal foi o caso da visita ao Campo de Concentração de Sachsenhausen, no domingo dia 11. Apesar da forte componente emotiva relacionada com a visita, decorrente do local visitado, pode dizer-se que a mesma foi bastante interessante resultando  muitas aprendizagens relativas à história da humanidade, para todos presentes.



À exceção dos formandos com formação prevista para 8 e 10 meses, todos os outros regressarão a Ansião já na 4ª feira, dia 22 de fevereiro, continuando a sua formação nas escolas a que pertencem.

No final da formação os alunos serão portadores de um documento denominado Europass, que regista os conhecimentos e competências adquiridas em mobilidade no estrangeiro, sendo válido para todas a União Europeia.



Parabéns a todos pelas referências positivas recolhidas. Esta foi mais uma batalha ganha. Parabéns!

Momento de convívio / jantar de trabalho!!! dia 10.2.2017

Os alunos / formandos no seu posto de trabalho.












Sem comentários:

Enviar um comentário