quarta-feira, 27 de julho de 2016

Os nossos professores em LONDRES!

"Today was the hottest day of the year... 36º...", diziam os noticiários em Londres, no dia 19 de julho, dois dias após a chegada do grupo de dez docentes do Agrupamento de Escolas de Ansião e da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, para frequentar um curso estruturado em Língua Inglesa, no âmbito do Consórcio Erasmus Plus de Ansião - Projeto Ka1 - "Learning More To Teach Better".  
Para além da surpresa registada nos termómetros, toda a capital fazia lembrar um destino tropical onde não faltavam veraneantes em biquíni, relaxando nas toalhas sobre a relva de St.James's Park, refrescando-se nos repuxos dos magníficos jardins espalhados pela cidade. A segunda impressão saltou das ruas, a coexistência das inúmeras cores humanas, sons, línguas, cheiros, sabores, estilos, etnias, religiões, artistas de rua e a grandiosidade arquitetónica da cidade que parece acolher todos, como se de uma grande saladeira se tratasse. Olhando mais de perto para as marcas culturais, continua evidente a presença do mundo nesta cidade, tanto na mancha humana como na diversidade gastronómica que perfuma as ruas e se instala nas lojas e nos mercados de Notting Hill, Portobello e Camden, criando uma colorida manta de retalhos.
Contudo, a história deste povo britânico e a sua identidade surgem bem documentadas na imponência dos seus edifícios, na altivez dos seus pormenores, no orgulho dos seus símbolos, como a realeza, sempre presente, a bandeira, os pubs, inalterados ao longo dos séculos, os museus a cada esquina.  A rede de transportes públicos apresenta-se como uma complicada teia que funciona de modo irrepreensível, dando resposta a milhões de viajantes. O pulsar da cidade reflete os valores da civilização, da organização, da pontualidade, do respeito, da liberdade.
O curso estruturado de Língua Inglesa reúne os docentes portugueses, croatas e turcos em grupos de nível e são lecionados por dois professores que se alternam por conteúdos e estratégias pedagógicas. O curso compreende o desenvolvimento dos conhecimentos linguísticos e culturais e os professores britânicos diversificam materiais e atividades, mostram-se muito conhecedores, curiosos sobre a cultura e contribuições dos formandos, tanto a nível pedagógico como científico, disponíveis para ajudar e espalhar bom ambiente, com frequente recurso ao humor britânico. Os docentes complementam as aprendizagens em sala de aula com o contacto in loco com a população, o espaço e as culturas existentes, levando quase diariamente tarefas para realizar fora da aula. 
As aprendizagens são muitas, muitos conhecimentos são aprofundados e atualizados e, após duas semanas de intensa dedicação e múltiplas experiências memoráveis, os docentes certamente regressarão, no próximo dia 30 de julho, cumprindo os objetivos a que o projeto se propôs, aprender mais para melhor ensinar (Learning More To Teach Better).
Luísa Lopes
Área de anexos

1 comentário:

  1. Excelente descrição. A fazer-nos esquecer a pena por não podermos participar.

    ResponderEliminar