sexta-feira, 22 de julho de 2016

Alunos do Agrupamento fazem estágios ao abrigo do Projeto ERASMUS PLUS


ALUNOS DE CURSOS PROFISSIONAIS RECÉM CHEGADOS DE ESTÁGIOS NO ESTRANGEIRO NO ÂMBITO DO PROGRAMA ERASMUS PLUS NO PROJETO EM CONSÓRCIO COM A CÂMARA MUNICIPAL DE ANSIÃO E A ESCOLA TECNOLÓGICA E PROFISSIONAL DE SICÓ, QUE COORDENA O PROJETO

Dezoito alunos do Agrupamento de Escolas de Ansião regressaram a casa no início do mês de Julho depois de um período de um mês e meio a oito meses de estágio em Inglaterra, Alemanha, Itália e Espanha.

Alunos dos cursos profissionais de Técnico de Gestão Desportiva, Técnico Auxiliar de Saúde e Técnico de Multimédia tiveram oportunidade de estagiar em empresas, lares, clínicas privadas, centros de saúde e estações de televisão, podendo adquirir novas competências, aumentar a sua autonomia, desenvolver o seu sentido de responsabilidade e aprender novas línguas.

Testemunho de Alunas:

“Tive a grande oportunidade de poder obter um estágio internacional na ilha de Fuerteventura, nas ilhas Canárias. Inicialmente estive com dúvidas em se iria ou não porque pensamos que telvez seja muito tempo, tempo esse que nunca passamos longe da nossa familia, amigos e tudo o que conhecemos, tudo o que nos dá segurança. Mas decidi correr o risco e ir á aventura que iria ser a maior mudança da minha vida. No início pode ser um pouco dificil por ser uma nova cultura, com alguns costumes diferentes e uma nova língua mas depois as pessoas são bastante prestáveis e tentam ajudar em tudo, o que é bastante bom porque começamos a sentir nos em casa e a assimilar que temos tudo para que seja uma otima experiencia em que tudo corra bem.

Penso que esta é uma experiência excecional e que todos deveriam experimentar. Com este estágio ganhei mais auto confiança e sentido de responsabilidade, pois tínhamos uma casa a nosso cargo e no meu caso tinha também uma bicicleta para ir para o trabalho, métodos de organização, por partilhar uma casa, controlo de dinheiro e controlo de gastos mas também muita diversão e criação de laços com pessoas de vários paises e línguas.”

 

Andreia Mendes, aluna finalista do Curso de Técnico de Auxiliar de Saúde


 

"Estagiar é sempre algo assustador no início, pois vamos aprender como trabalhar em empresas que um dia poderão ser o nosso local de trabalho, mas depois é algo incrível, pois aprendemos algo mais, convivemos com pessoas diferentes todos os dias, e imaginem agora fazer isso tudo no estrangeiro? Culturas novas, sítios novos, acreditem, é uma experiência incrível, e se conseguir para o ano volto a tentar entrar para a Erasmus Plus.

Agradeço do fundo do coração todos que me ajudaram a ter esta experiência que vai ficar marcada para o resto da minha vida."

Mariana Pires, aluna de 11º ano do Curso de Técnico de Auxiliar de Saúde

 

“O meu nome é Filipa Petrucci e acabei o secundário no Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva pelo Agrupamento de Escolas de Ansião.

No passado ano letivo, desde Novembro ( 2016) a Julho (2016), realizei um estágio ERASMUS + em Barcelona, num clube de vela Business Yachtclub. Na minha empresa deparei-me com um bom ambiente de trabalho, com pessoas prontas a ajudar e a ensinar quem tem vontade de trabalhar e de aprender.

Aprendi uma nova língua e foi bastante fácil pois o contacto direto com o país e a sua cultura ajudaram imenso.

Um dos motivos que me fez decidir fazer Erasmus foi porque adoro viajar e conhecer novas realidades, embora Barcelona não seja uma cidade muito diferente de Lisboa.

O fato de viajar sozinha para um local desconhecido obriga-nos a criar defesas para ultrapassar obstáculos. Depois de três meses de descobertas de locais por mim desconhecidos e laços de amizade criados, posso afirmar que, sem dúvida, é uma experiência enriquecedora e recomendo! Toda a aprendizagem e evolução pessoal só pode ser sentida ao passar por isto, mas é claro uma iniciativa muito vantajosa para quem se aventurar a fazer parte dela.”



Filipa Petrucci, aluna pós graduada do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário