O Agrupamento de Escolas de Ansião e o Ensino à Distância
O dia 13 de março foi o último dia de
aulas presenciais dos alunos que frequentam as escolas e instituições de ensino
público e privado em Portugal devido à Pandemia Covid-19.
Este dia foi decisivo no Agrupamento
de Escolas de Ansião e os alunos deixaram as diferentes escolas do Agrupamento com
indicações, ainda que breves, de como iria ser dada continuidade ao trabalho à
distância, já que todos os alunos ficariam impossibilitados, devido ao Plano de
Contingência da Escola e mais tarde do Estado de Emergência Nacional, de ter
atividade letiva presencial a partir do dia 16 de março.
A 3 de abril o Ministério da Educação
endereçou às direções das escolas um roteiro com alguns princípios orientadores
para a implementação do Ensino à Distância. O Agrupamento de Escolas Ansião
organizou-se com o objetivo de garantir que todas as crianças e jovens
continuem a aprender durante o período de suspensão das atividades letivas
presenciais, de acordo com o definido no Perfil dos Alunos à Saída da
Escolaridade Obrigatória e nas Aprendizagens Essenciais, recorrendo aos meios
necessários para tal.
O E@D pretende desenvolver atividades
promotoras do sentimento de pertença e ligação do aluno à escola e ao
grupo/turma, bem como fomentar o estabelecimento de comunicações regulares
entre professores e alunos e entre alunos. Na Educação Pré-Escolar e no 1.º
Ciclo, este aspeto assume particular importância.
O desenvolvimento de atividades à
distância com os alunos deve centrar-se na criação de rotinas de trabalho, que
configuram segurança aos alunos, e que são diferentes das presenciais.
Paralelamente, deverão ser desenvolvidas atividades de caráter lúdico, que
promovam o bem- estar emocional do aluno.
As atividades digitais propostas
deverão contemplar espaços de interação, promovendo o trabalho de grupo online
e quebrando o isolamento em que os alunos se encontram. O Agrupamento teve de
eleger um conjunto de ferramentas para a implementação do plano de E@D, e a ser
complementado com as atividades letivas EstudoEmCasa na RTP Memória, a saber:
emails dos Encarregados de Educação – do Pré Escolar ao 3.º ano; email
individual de trabalho – para alunos do 4.º ao 12.º anos; plataforma Class Dojo
– para alunos do 1º ciclo; aplicação Google Classroom -para alunos do 4.º ao
12.º anos; aplicação Google Reuniões – para alunos do 4.º ao 12.º anos;
plataforma Moodle do AE (quando já em uso); Escola Virtual; videoconferência.
No processo de
mudança para o ensino à distância, o envolvimento de toda a Comunidade
Educativa, na implementação do Plano de Ensino à Distância (Plano E@D), é imprescindível para o sucesso de
todos os nossos alunos. Deste modo, a sua implementação pressupõe um processo
dinâmico e de melhoria constante assente no debate interno, reflexão,
levantamento e (re)definição de meios tecnológicos.
Sabemos que a Escola
não estava preparada para este novo paradigma da educação. O E@D será um
processo em construção, na procura da melhor resposta para os nossos alunos e
nunca o trabalho colaborativo entre docentes e técnicos e a articulação com os
alunos e os encarregados de educação foram tão necessários.
Nem todos os
alunos terão o mesmo nível tecnológico nem as mesmas competências digitais. Neste
particular, é sabido que se o Encarregado de Educação colaborar o trabalho será
bem sucedido, contudo não se pretende, sobrecarregar as famílias no
acompanhamento dos trabalhos escolares para cuja função muitos não têm possibilidade
de proporcionar.
Neste tempo de
rápidas e inesperadas mudanças também para nós, professores /educadores, este é
um grande desafio e percebemos desde o dia 13 de março que o espírito de colaboração
e capacidade de adaptação da nossa comunidade educativa têm sido notáveis.
Finalmente, desejamos
a todos, serenidade, transformação, renovação, saúde e muita esperança!
Isabel Serra
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