terça-feira, 23 de maio de 2017

III FÓRUM ERASMUS PLUS


III FÓRUM DE EDUCAÇÃO – POJETOS ERASMUS PLUS DO CONCELHO DE ANSIÃO



O III Fórum de Educação do Concelho - Projetos em Consórcio do Programa ERASMUS, dirigido aos docentes do Agrupamento de Escolas de Ansião e Escola Tecnológica e Profissional de Sicó decorreu no Centro Cultural de Ansião, no passado dia 17 de Maio.

O painel de abertura deste fórum foi constituído pelo senhor Presidente da Câmara Municipal de Ansião, Dr. Rui Rocha, a senhora Diretora do Agrupamento de Escolas de Ansião, Dra. Ermelinda Mendes, o senhor Diretor da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, Dr. Fernando Inácio Medeiros e o senhor Vereador da Educação da Câmara Municipal de Ansião, Dr. Jorge Cancelinha, que salientaram a importância dos projetos Erasmus Plus dinamizados nestas duas escolas na formação dos nossos jovens.

No segundo painel o Diretor da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó fez um balanço das mobilidades já implementadas no âmbito  dos projetos KA1 – Mobilidades VET e seguidamente apresentou a agenda do projeto no que se refere a estágios profissionais de alunos e professores e visitas de acompanhamento até maio de 2018.

No painel seguinte a docente Ana Carecho do Agrupamento de Escolas de Ansião e o docente António Baia da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó apresentaram os seus testemunhos enquanto docentes participantes num estágio profissional e numa visita de acompanhamento a alunos dos cursos profissionais em estágio num país estrangeiro.

A docente Ana Carecho, que realizou um estágio profissional de catorze dias no Centro Médico de Fuerteventura, na qualidade de docente da componente de formação técnica do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, fez uma apresentação que retratou o trabalho desenvolvido nesta instituição apoiando médicos e técnicos de saúde em consultas de várias especialidades, exames auxiliares de diagnóstico e sessões de fisioterapia.

O docente António Baia fez uma apresentação sobre a visita de acompanhamento que fez a alunos de ambas as escolas que se encontravam a realizar estágio profissional em empresas e instituições da cidade inglesa de Portsmouth, tendo salientado a importância deste tipo de acompanhamento e o enriquecimento profissional e pessoal, tanto em termos linguísticos como culturais.

O último painel foi dedicado ao Projeto KA 1, Ensino Escolar, Learning More to Teach Better, que se encontra em fase de conclusão.

Na primeira parte deste painel os docentes António Sousa, do Agrupamento de Escolas de Ansião, e Sara Silva, da Escola Tecnológica de Sicó, foram porta-vozes dos oito participantes no Curso Estruturado em “ICT and Entrepreneurship “ que decorreu de 28 de fevereiro a 2 de março, em Kaarina, na Finlândia, fazendo uma apresentação de modo a partilharem com todos os presentes as atividades e as novas aprendizagens desenvolvidas nesse país.

A finalizar o senhor Vereador da Educação, Dr Jorge Cancelinha, apresentou um balanço final do projeto Learning More To Teach Better, que permitiu a participação em cursos estruturados no estrangeiro de 34 membros do staff, docentes e não docentes, a promoção de grandes oportunidades de enriquecimento pessoal e profissional a todos os participantes e a esperança de promover mudanças nas nossas escolas, tornando-as ainda mais eficientes e promotoras de novos ambientes de aprendizagem.

O paradigma da Escola do século XXI vai muito para além das escolas muito bem equipadas com todas as inovações tecnológicas. É preciso que os seus professores, as direções das escolas e outros agentes educativos se comprometam ainda mais com esta mudança!

Sem comentários:

Enviar um comentário