segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Agrupamento de Escolas de Ansião vence Concurso de Ideias do Prémio Fundação Ilídio Pinho


O Agrupamento de Escolas de Ansião concorreu à 14ª edição do Prémio da Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola – Ciência e Tecnologia ao serviço de um mundo melhor” com o trabalho elaborado pelas alunas, Bárbara França e Bianca Domingues, do Curso de Técnico Auxiliar de Saúde – 12º ano.
Estas alunas, resolveram participar no prémio acima indicado com o projeto que estão a desenvolver para asua Prova de Aptidão Profissional(prova apresentada no final do curso profissional) intitulado Manual Interativo do Cuidador sob a orientação da professora Lígia Bragança, coordenadora do curso profissional TAS (Técnico Auxiliar de Saúde).
De uma forma sumária, o projeto consiste na criação e edição de um blogue com instruções e orientações para um cuidador informal que pode ser qualquer um de nós, poder cuidar de uma pessoa dependente ou com mobilidade reduzida. No blogue serão incluídos vídeos demonstrativos das boas práticas da arte de cuidar. Haverá, ainda um espaço para colocação e esclarecimento de dúvidas.  Pensamos que com o envelhecimento populacional a necessidade de existência de cuidadores informais tem tendência a aumentar e este blogue pode dar uma preciosa ajuda a quem, pelo acaso do destino, dela necessite.
Podemos afirmar que se trata de uma ideia premiada visto ter passado a 1ª fase do 5º escalão do concurso de ideias do prémio Fundação Ilídio Pinho. Aguarda-as agora a 2ª fase o que se traduz no desenvolvimento do projeto. A ideia tem muito potencial, exige-se a partir de agora execução - um aprofundamento mais elevado ao nível da criatividade, inovação, visão multidisciplinar  e impacto social. Estão no bom caminho. Parabéns! Bom trabalho!
Lígia Bragança (coordenadora TAS)


Sem comentários:

Enviar um comentário