segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Learning More to Teach Better

Candidaturas aprovadas - Programa Erasmus +
O Município de Ansião viu aprovadas duas das candidaturas apresentadas ao Programa Erasmus Plus em consórcio com o Agrupamento de Escolas de Ansião e a Escola Tecnológica e Profissional de Sicó.
1º - LEARNING MORE TO TEACH BETTER – KA1 – Learning Mobility of Individuals – School Education Staff Mobility / Ação Chave 1 - Ensino Escolar – 24 meses (de 01-09-2015 a 01-09-2017) – CANDIDATURA APROVADA e destinada a formação de pessoal.
Temas principais do projeto:
·         Aprendizagem sobre o Empreendedorismo - Educação para o Empreendedorismo;
·         ICT – Novas Tecnologias e Competencias Digitais;
·         Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras.
Este projeto destina-se, através da dimensão internacional, a melhorar as competências do corpo docente concelhio, contribuindo de forma direta para a melhoria e o aperfeiçoamento dos processos de ensino. Traduz-se numa excelente oportunidade para professores e técnicos, já que poderão consolidar e adquirir novas competências, as quais serão transferidas para as escolas através de novas práticas que beneficiem os atuais e futuros alunos.

2º - QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E ESCOLAR - Um Caminho para a Integração no Mercado de Trabalho Europeu – KA1 – Mobilidade Individual para fins de Aprendizagem – Mobilidade de Formandos e Pessoal de Formação Profissional / Ação Chave 1– 24 meses (de 01-09-2015 a 01-06-2017) – CANDIDATURA APROVADA e destinada a estágios (FCT) de alunos de cursos Profissionais e formação de pessoal.
Temas principais do projeto:
·         Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras;
·         Questões do Mercado de Trabalho, incluindo Aconselhamento Profissional / Desemprego Juvenil;
·         Aprendizagem sobre o Empreendedorismo - Educação para o Empreendedorismo.
O projeto visa o desenvolvimento de ESTÁGIOS FINANCIADOS NO ESTRANGEIRO PARA ALUNOS DE CURSOS PROFISSIONAIS e tem início já em setembro de 2015, prolongando-se por 2 anos.
Em causa estão diversas mobilidades em países como Espanha, França, Alemanha, Inglaterra e Itália, que abarcam jovens em formação profissional inicial, recém-diplomados e pessoal docente e não-docente, da ETP Sicó e do Agrupamento de Escolas de Ansião. Em carteira estão mais de uma centena de estágios (cerca de 130) a propor aos alunos de ambos os estabelecimentos de ensino, existindo, também, a possibilidade do staff das três entidades aceder a outro tipo de estágios/formações, já que o Município de Ansião, também faz parte do Consórcio com que foi assumida a presente candidatura.

Com estas candidaturas e com as dinâmicas geradas em contexto europeu as nossas escolas muito terão a beneficiar, nomeadamente através dos estágios para os alunos dos cursos profissionais que, favorecendo conhecimentos e saber técnico, permitirão dar resposta às necessidades reais dos nossos formandos e docentes, o que de outro modo não seria possível.




Sem comentários:

Enviar um comentário